O conhecimento da Filosofia

Filosofia

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados, ao conhecimento à verdade, aos valoresmorais e estéticos, à mente e à linguagem.

A filosofia ocidentalsurgiu na Grécia antiga no século VI a.c A partir de então, uma sucessão de pensadores originais – como Tales, Xenófanes, , Heraclito e Protagoras – empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza de Deus (ou dos deuses).

Muitos autores identificam essa atitude filosófica com uma espécie de habilidade ou capacidade de se admirar com as coisas, por mais prosaicas que sejam. Na base da filosofia, estaria a curiosidade típica das crianças ou dos que não se contentam com respostas prontas. Platão, um dos pais fundadores da filosofia ocidental, afirmava que o sentimento de assombro ou admiração está na origem do pensamento filosófico:

“A admiração é a verdadeira característica do filósofo. Não tem outra origem a filosofia.”

Platão, Teeteto.

Na mesma linha, afirmava Aristóteles:

“Os homens começam e sempre começaram a filosofar movidos pela admiração.”

Aristóteles, Metafísica.

Embora essa capacidade de admirar-se com a realidade possa estar na origem do pensamento filosófico, isso não significa que tal admiração provoque apenas e tão somente filosofia.

A definição de filosofia

A palavra “filosofia” dogrego é uma composição de duas palavras: philos e sophia. A primeira é uma derivação de philia que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais; a segunda significa sabedoria ou simplesmente saber. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.

O conceito de filosofia

O conceito de “filosofia” sofreu, no transcorrer da história, várias alterações e restrições em sua abrangência. As concepções do que seja a filosofia e quais são os seus objetos de estudo também se alteram conforme a escola ou movimento filosófico. Essa variedade presente na história da filosofia e nas escolas e correntes filosóficas torna praticamente impossível elaborar uma definição universalmente válida de filosofia. Definir a filosofia é realizar uma tarefa metafilosófica.

As definições de filosofia elaboradas depois de Platão e Aristóteles separaram a filosofia em duas partes: uma filosofia teórica e uma filosofia prática. Como reflexo da busca por salvação ou redenção pessoal, a filosofia prática foi gradativamente se tornando um sucedâneo da fé religiosa e acabou por ganhar precedência em relação à parte teórica da filosofia

Trabalho realizado pela aluna:

Luana Rodrigues do 1º ano do ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Marques.

Turma: 1º ”E”

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia

One response to “O conhecimento da Filosofia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s