História da Sociologia

  Sociologia

A sociologia é a parte das  e estuda o compo  humano em funcão do meio e os processos que interligam os indivíduos em associacoes, grupos e  instituicoes

A sociologia surgiu como uma disciplina a partir de fins do século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada.

Em que pese o termo Sociologie tenha sido criado por Auguste Comte em 1838, que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem — inclusive a histuria a psicologia e a economia —, Montes qui eu também pode ser encarado como um dos fundadores da sociologia — talvez como o último pensador clássico ou o primeiro pensador moderno.

O surgimento da sociologia prende-se em parte aos desenvolvimentos oriundos da Revolucão Industrial pelas novas condiáões de existência por ela criada.

A sociologia ocupa-se, ao mesmo tempo, das observações do que é repetitivo nas relações sociais para daí formular generalizações teóricas; e também se interessa por eventos únicos sujeitos à inferência sociológica como, por exemplo, o surgimento do capitalismo ou a gênese do Estado Moderno, procurando explicá-los no seu significado e importância singulares.

A sociologia como ciência da sociedade

Ainda que a sociologia tenha emergido em grande parte da convicção de comte de que ela eventualmente suprimiria todas as outras áreas do conhecimente científico, hoje ela é mais uma entre as ciências.

Como ciência, a sociologia tem de obedecer aos mesmos princípios gerais válidos para todos os ramos de conhecimento científico, apesar das peculiaridades não só dos fenômenos sociais quando comparados com os fenômenos de natureza, mas também, consequentemente, da abordagem científica da sociedade.

Émile Durkheim

Émile Durkheim é considerado um dos pais da sociologia moderna, tendo sido o fundador da escola francesa, posterior Marx que combinava a pesquisa empirica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.

A sociologia fortaleceu-se graças a Durkheim e seus seguidores. Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social (1893); Regras do método sociológico (1895); O suicídio1987.As formas elementares de vida religiosa1912 Fundou também a revista L’Année Sociologique, que afirmou a preeminência durkheimiana no mundo inteiro.

Trabalho realizado pelos os alunos:

Luana Rodrigues do 1º ano do ensino Médio e Vitor Andrade do 3º ano de ensino Médio, do turno Matutino, da Escola Estadual Professor Antônio Marques.

Turma: 1º ”E” e 3º “E”

One response to “História da Sociologia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s