Hítória da Espanha

História da Espanha

     A História da Espanha é a própria de uma nação europeia, que compreende o período entre a pré-história e a época atual, passando pela formação e queda do primeiro Império espanhol.

Pré-história e povos pré-romanos

    Os primeiros humanos chegaram à Península Ibérica no território da atual Espanha há 35 mil anos. Durante os milênios seguintes o território foi invadido e colonizado por celtas, fenícios, cartagineses, gregos e cerca de 218 a.C., a maior parte da península Ibérica começou a formar parte do Império Romano sendo o Rio Ebro a fronteira entre a Espanha romana e Cartagena.

Bandeira da Espanha

      A bandeira da Espanha é um dos símbolos oficiais da Espanha juntamente com o Brasão da Espanha foi adoptada a 5 do outubro de1981 mediante a aprovação da Lei que estabeleceu a última versão do nacional . Até a reforma de 1981 manteve-se o escudo da ditadura (com pequenas modificações introduzidas em 1977), incorporado atualmente na faixa amarela na parte esquerda.

      A bandeira é popularmente conhecida como rojigualda (roxo [vermelho] e gualda [amarelo])

Algumas curiosidades sobre a Espanha

     A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França. Além do território situado entre a Andorra, França e Portugal, o território espanhol também inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas no Norte da África chamadas Melila e Ceuta.


      O brasão da Espanha é uma composição de cinco outros brasões: o de Castela, de Leão, Aragão, Navarra e Granada. Além disso, ele também possui um pequeno escudo azul com três flores de lis representando a família Bourbon (a casa rea do país).

      A língua oficial é o espanhol, mas há outras línguas com o estatuto de co-oficiais. São elas o catalão, o galego, o basco (euskara), o aranês e o valenciano.

     Falado na região espanhola da Galícia, o galego é uma língua muito próxima do português.


     Nas cidades do interior da Espanha, é comum encontrarmos o comércio fechado no horário de almoço. Isso por que os espanhóis tem o hábito de fazer a sesta após a refeição. Eles almoçam e dormem pelo menos até as 2h00 da tarde.

     A culinária espanhola varia de região para região, mas se há algo que todas tem em comum é o alto consumo de azeite (produto típico da cozinha do Mediterrâneo). O prato mais representativo da culinária espanhola é a paella.

     Um dos feriados mais festivos do calendário espanhol é o Dia de Reyes (Dia de Reis), comemorado em seis de janeiro. Nas pequenas cidades, é festejado com desfiles dos reis magos e entrega de presentes para as crianças.

Língua Espanhola da escola EEPAM.

Pesquisa feita no dia 04/06/12

Realizado pelo aluno Vitor Hugo Miranda Gimenes do 1º ano “B” do Ensino Médio.

A Escola Estadual Professor Antônio Marques oferece aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do 1º ano do Ensino Médio o conteúdo da língua espanhola.

.

2 responses to “Hítória da Espanha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s