Redação Nota 10

Dez Caminhos para Redação Nota 10

Palavrões Cultos

1-Atenção ao que se propõe
Na leitura cuidadosa da proposta redação que o candidato fuja do tema ou só o tangencie.

2-Examine a antologia
Trechos selecionados pela prova cumprem a tarefa de provocar a reflexão acerca da situação-problema em questão.

3-Siga as instruções
Desrespeitar o mínimo de 8 e o máximo de 30 linhas escritas, bem como não entregar a prova à tinta, podem desclassificar o candidato.

4-Faça um rascunho
É nessa etapa que se organizam as ideias, esquematizando as em parágrafos para que se organizem segundo a estrutura clássica da dissertação (apresentação da tese a ser defendida);desenvolvimento (argumentos que justifiquem a tese); conclusão (parágrafo final em que se expõe uma solução ou desfecho para o tema).

5-Norma culta
O domínio da língua não implica necessariamente um texto rebuscado. O ideal é que seja correto e simples. Convém evitar períodos longos demais e vocabulários pedante, bem como clichês e generalização vazias.

6-Marca de oralidade
Expressões da fala cotidiana, como “né”, “ok” ou “tá”, por exemplo, não têm lugar numa redação. Palavras obscenas também devem ser evitadas, a menos que indispensáveis ao tratamento do assunto.

7-Sem internetês
Abreviações do tipo”vc”,“hj”,”td”,etc, podem tirar pontos de uma redação que não está na situação de comunicação que exige o internetês. Nenhum leitor é obrigado a entender a linguagem dos computadores. Convém não usar nenhum tipo de abreviação não explicada, pois se corre o risco de fazer uma abreviação equivocada.

8-Manter a pessoa do discurso
Convém manter a mesma pessoa do discurso ao longo de todo o texto-seja a 3ª do singular(“entende-se que ela tenha agido…”) ou a 1ª do plural (“ vivemos uma era tecnologia…”).

9-Revisão final
É aconselhável ler o texto depois de terminá-lo, para que não possuem possíveis deslizes gramaticais, erros de concordância, etc .Além disso, repetições e redundâncias, comuns quando se escreve com pressa, podem colocar a redação a perder .

10-Exercite
Escrever e reescrever textos ajuda a criar hábitos.

Dicas da Revista:Língua Portuguesa
Por: Profª Jamira Corsino

2 responses to “Redação Nota 10

  1. Parabéns pela forma e conteúdo que torna o aprendizado agradável e interativo entre doscentes e discentes, dinâmico e prático no universo imensurável do conhecimento.

    Carlos Magno Barbosa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s